terça-feira, 26 de julho de 2011

A lendária Filarmonica



Estas Filarmonicas são duas de minhas navalhas preferidas. Tentei investigar na internet a respeito desta marca mas encontrei pouca ou nenhuma informação. O que sei daqui e dali é que é uma navalha muito bem conceituada e encontran-se ainda algumas novas à venda no mercado.  Sei também dizer que foram fabricadas na primeira metade do século passado por José Monserrat Pou, obviamente catalão pelo nome. Sei também que lá pela década de sessenta a fabrica foi comprada por um alemão que continuou por algum tempo a fabricação dessas navalhas.  Aquelas fabricadas até a década de sessenta foram feitas com aço cirúrgico e são navalhas fantásticas de finíssimo acabamento, as posteriores ao começo da década de sessenta não apresentam a mesma qualidade nem na lamina nem no cabo nem na caixa. É como se fosse outra fabrica. A da figura 1 é anterior à década de sessenta, um primor, comprei por internet em Portugal a segunda, figura numero 2 comprei pessoalmente numa loja de tesouras na España, pertence à segunda era das filarmônicas, inferior, mas gosto de seu formato; 8/8 ponta quadrada.

17 comentários:

  1. amigo, eu não estendo do assunto, más tenho um vizinho, que o pai(já falecido), tem vários exemplares e provavelmente vão desaparecer se alguém não se interessar por elas. só sei que ele trouxe do japão.tenho a foto de uma delas que ganhei de presente.
    http://edsonspan.blogspot.com/
    edsonpedrosodemoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Então, acontece que o que é bom, rapidamente se encontram interessados, e foi o que aconteceu, quem sabe se tiver uma próxima vez........

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, estou atrás de uma boa navalha, mas só encontro porcarias. Você por acaso não gostaria de vender uma dessas? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eduardo eu tenho uma p te vender e uma filarmonica novodur 14 jose monserrat pou

      Excluir
    2. Oi amigo
      Eu também estou interessado em adquirir uma dessas navalhas filarmônicas antigas

      Excluir
  4. Ola.
    Comprei uma Filarmónica, Doble Temple 13, e fiz um protótipo de assentador, baseado em modelos antigos que vi, e gostaria de mandar as fotos.

    ResponderExcluir
  5. A Filarmónica é uma incógnita, foi um furacão de vendas conhecida mundialmente por sua qualidade que fez a capital mundial de cutelaria Solinge tremer, tanto é verdade que um alemão tomou posse.

    ResponderExcluir
  6. A minha Filarmónica 13, é um espectáculo. Era do meu avô e por vezes ainda a uso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu tenho uma navalha Filarmónica Doble Temple 13 de meu avô que faleceu e pretendo vender, se alguem se interessar ou conhecer alguem que compre por favor entrar em contato.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. estou com duas iberia doble tempe, era do meu avô, ele era barbeiro e tem muitas navalhas antigas algumas boas e outras não tanto(com ferrugem). Esse modelo e bom?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Eu sou Erivânio e estou interessado em adquirir uma dessas suas navalhas filarmônicas e porquanto você me venderia uma.
    Meu whatsapp: 87992032760

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma Filarmónica Doble Temple 12 Jose Monserrat Pou, à venda... entrarei em contato contigo via WhatsApp.

      Excluir
    2. Amigo, estou tentando contatá-lo por WhatsApp, mas não aparece você na minha lista, em hipótese alguma, como se você estivesse sem WA instalado no celular. Por isso, peço que me contate no 11954525318

      Excluir
  10. Oi amigo,você ainda coleciona navalhas??

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu tenho uma José Montserrat Pou, Doble 12, com a caixa original. O fio da navalha é um espetáculo até hoje. Quero vender, se tiver alguém interessado entre em contato. Whatsapp 53 984150184 Fred

    ResponderExcluir