segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Onde afiar uma navalha no Brasil

Venho percebendo através deste blog algum interesse no uso de navalhas para barbear aqui no Brasil.  Um dos grandes problemas de fazer a barba com navalha no Brasil é afia-las. Comprar uma navalha ainda que seja num site fora do Brasil ou mesmo aprender a usar uma navalha não é muito dificil mas afia-la é outra questão. Estive procurando na internet profissionais que afiam navalhas mas desisti, não há, não achei. Tive que aprender sozinho, trazer pedras de fora e quebrar a cabeza por uns dois anos para aprender. Eu não tenho a menor intenção de ser afiador de navalhas mas fico sensibilizado com gente que comprou uma navalha e agora não tem como afiar.  Eu estou disposto a fazer um workshop ou curso gratuito de afiação, fico esperando mail de interessados para fazer um grupo (em São Paulo).  Inclusive para alguém que queira uma renda extra, pode virar afiador.

36 comentários:

  1. tche, quer dizer que tu ensina a afiar TÃO BEM quanto aquela foto do microscopio do post anterior?

    ResponderExcluir
  2. (em resposta ao Bermudão acima)

    Ué, a idéia é essa mesmo !

    ResponderExcluir
  3. Mas então talvez seja melhor praticar mais um pouco antes de "ensinar". Não concorda? Repare bem no fio da sua foto, com calma. Tente perceber os problemas ali. O mais importante para afiar uma navalha é saber sacar os problemas do fio. Se você tem dificuldade com uma lâmina hollow facil de afiar como a Filarmonica, imagina se pegar um aço mais chato.

    ResponderExcluir
  4. Caro “Bermudão”

    Eu de fato não sou um mestre afiador nem tento passar por tal e até por isso que me propus a dar aular “gratis” com a certeza de que posso ajudar muita gente que vem tendo dificuldades, como eu as tive, de encontrar alguém que afie sua navalha.

    A afiação que sou capaz de fazer ainda que imperfeita, passa no teste de fio de cabelo e permite um barbear confortável com uma navalha. Talvez você, pelo conhecimento que mostrou no comentário, possa vir num eventual curso desses passar para todos nós seus conhecimentos.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  5. Ok, umas DICA então:
    1) Pratique a afiação de suas navalhas sem utilizar pastas depois. Acabe somente na pedra. É a melhor maneira de aprender. Certas pastas são tão eficientes que fazem qualquer merda passar no "hanging hair test" e até tirar sua barba com alguma eficácia. Mas o nivel do fio continua sofrível. Ao contrario do que voce acha, esse "teste" está longe de ser definitivo ou até mesmo muito útil. A melhor maneira é utilizar o dedão. Com a prática você passa a ter uma otima sensibilidade.

    ResponderExcluir
  6. 2) Olhei seu post sobre "pirâmide". Te liga que isso é mais fantasia do que realidade. Ignora isso. Usa pouco a 4k (e bem leve), pq esse lado é bem ruim pra fio de navalha e passa pro 8k. A norton corta o material muito rápido e usar só o 8k depois de uma 1k é até possível. A pedra chinesa é muito boa, mas 20 passes nessa pedra nao fazem nem cocegas no aço. Pense nela sempre de 100 passes pra mais, depois da sua norton 8k. Qual é sua pedra 1k?

    ResponderExcluir
  7. 3) Voce pode depois da pedra chinesa assentar em JORNAL. Sim, isso mesmo voce leu corretamente. E depois no couro pequeno gafanhoto.

    ResponderExcluir
  8. 4) Voce tem excelentes navalhas, recomendo mandar pra alguem afiar para poder aproveitar melhor, até voce aprender. Compre uma dovo barata ou algo assim para praticar a afiacao.

    5) Voce sabe retificar suas pedras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Barmudão, comprar essas navalhas xing-ling para aprender a afiar é uma boa. Até uso uma delas para fazer a barba, e faz o serviço até bem pelo preço viu? Não é uma dovo, mas quebra o galho.

      Excluir
    2. A Dovo está longe, mas muito longe de ser uma Xing-ling.

      Excluir
  9. Caro "Bermudão",

    Agradeço as dicas, mas tenho um comentário a fazer que é com respeito ao teu item (4). Justamente a razão de ser deste post é o fato de que eu nunca encontrei alguém que afiasse navalhas. Se você conhece um bom afiador por favor diga-o e assim eu posto o endereço e encaminho a ele os pedidos de afiação que recebo neste blog.

    Abraço

    Morales

    ResponderExcluir
  10. Eu nao conheco ninguem, fora eu, a quem eu confiaria minhas navalhas aqui no BR. Mas manda afiar lá fora, nao seja mesquinho.

    Mas então aproveita que eu to aqui te dando umas real e aprende o negocio. Acho que teu problema é afiar pouco. Pega uma navalha ai (pode ser aquela da foto com o fio no microscopio) e volta pra pedra 1k. Afiar pouco, com medo de detonar o fio é um erro comum no iniciante. Tira uma foto da navalha que tu escolheu.

    Tche microscopio é bonito e tal, mas nao serve muito. Tens uma lente de joalheiro 30x? Se nao tem, arranja. Isso sim é bom demais e util.

    Qual é a tua pedra 1k? Tu nao comprou tuas navalhas já afiadas?

    ResponderExcluir
  11. bem como o bermudão disse! não querem aprender, querem ensinar! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Mas quem é que só quer ensinar? O cara do blog ou o tal do bermudão?

    ResponderExcluir
  13. Eu tentei das umas dicas ai pro cara do blog, na melhor das intenções. Vi que o cidadão tem o material e a vontade, mas faltava o knowhow.

    Nem se prestou a responder que pedra 1k ele tem. Que pena, ia aprender algo. Não sou eu quem tem uma filarmonica que parece um ralador de queijo:

    http://1.bp.blogspot.com/-QYnxwM2K1Ac/TlZvtjfvNVI/AAAAAAAAACI/HB8IB6J_MqU/s1600/micro.jpg

    Mas aparentemente ele sabe o bastante para ENSINAR!

    :) :) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bermudão, você é um baita dum arrogante. Foda-se que sabe sobre navalhas, e como afiá-las. Mas não sabe como tratar as pessoas, e isso, meu caro, é fundamental pra ensinar. Tua didática é horrorosa.

      PS: Vê se capricha no português, porque o jeito que o autor do blog escreve (que provavelmente é gringo) é melhor que o teu.

      Excluir
    2. BERMUDÃO DE CÚ É ROLA!!!!!!

      ZÉ BUCETA DO CARALHO!

      Excluir
  14. ai amigo sou de sao paulo por falta de uma tenho 6 navalhas e algum tempo me deparei com esse problemas pois o barbeiro que afiava minhas navalhas veio a falecer , por felicidade eu conhece um cuteleiro seu Lupercio ele afia muito bem aliais melhor que o barbeiro que afiava pra mim vo te dar o tel dele 011 4341-5882 6616-6989 9649-5159 espero ajudar

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, entrei aqui por acaso (estava procurando aquele couro para afiar navalhas, do tipo que os barbeiros usavam)e me deparei com os comentários. Na verdade, meu interesse não é afiar navalhas, mas goivas e formões para entalhe em madeira. Ao contrário das navalhas, existe muita informação na Internet sobre afiação de goivas (gouges, em inglês) que pode ser útil para vocês. Acho que o processo é o mesmo, mas também existe a dificuldade de encontrar material aqui no Brasil. Eu por ex, estou tendo que importar tudo (na maioria, comprando no eBay). Abraços. Lauro - SJCampos

    ResponderExcluir
  16. Boas. gostaria de saber onde posso adequirir uma pedra barata para afiar a navalha

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que achei esse blog e nem vou me meter a besta de comprar uma navalha sendo tão difícil de afiar...

    ResponderExcluir
  18. Hummm.....e eu aqui me interessando em adquirir uma navalha...não sei nem onde comprar..kkkkkk

    ResponderExcluir
  19. compra no mercado livre, uma duvida é quais pedras tenho que ter em mao para afiar as navalhas?

    ResponderExcluir
  20. amigo estou muito sim interessado em aprender pois comprei uma navalah e quero sim aprender a como afiar a mesma.mande um email para mim .pois la poderia acompanhar sua demostracao. obrigado .mgmarines@hotmail.com . fico no aquardo.

    ResponderExcluir
  21. Senhores navalhas podem ser compradas no ebay, contudo busquem mais informações sobre o assunto, só faço uma ressalva! O barbear tradicional é viciante!! Os senhores podem buscar mais informações em barbearclassico.com

    ResponderExcluir
  22. Se for necessário afiar a Navalha, o correto é afiar na Têmpora, depois na pedra.
    Toda vez que for utilizar a Navalha, você deve assentar o fio no couro

    ResponderExcluir
  23. Corrigindo, onde se L~e Têmpora, o correto é TÊMPERA

    ResponderExcluir
  24. Use um rebolo de feltro e pasta própria. Afio minhas facas na pedra de afiar com óleo fino, dou acabamento no corte com o lado mais fino da pedra e depois dou polimento no fio usando o esmeril com o rebolo de feltro e pasta. As facas cortam pelos a seco como uma navalha o faz.

    ResponderExcluir
  25. Cês são mt fracos . basta pegar um kit de afiador da spyderco, e problema resolvido.

    ResponderExcluir
  26. Cara tudo bem? Você se oferece para dar um curso gratuito e o cara fica perturbando. Olha tô pensando em comprar uma navalha e claro não entendo nada de afiação. Você teria uma dica básica de qual ou quais pedras terei que comprar ou se o caso é afiador de couro. Existe uma afiação inicial e outra para manutenção? As navalhas Dovo são afiadas de fábrica? tô perdido. Desde já agradeço qualquer dica! Já uso navalhete e o pouco que pude aprender foi por meio de blogs, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zerba, o material técnico para afiação e desbaste de ferramentas de corte é abundante mas disperso pela nat. Aconselho a quem se interessar, que veja sobre afiação básica de facas e depois se especialize em navalhas. Indico lixa d'água sobre um vidro plano, grana 800 para fazer o fio, grana 1000 para fazer o gume e pasta para o polimento (coloque a pasta sobre uma lixa usada). o movimento é sempre transversal à lâmina, da espinha para o fio, com angulo de 20 graus +-. Usar as lixas somente para fazer o fio em laminas novas ou com dentes. Afiar e assentar sempre antes e depois do uso. Nunca deixar a navalha guardada sem óleo, mesmo as de inox. Nunca andar com a navalha aberta ou deixar perto de crianças. Comprar uma navalha barata para treinar. Barbear com navalha é arte, portanto se prepare para estudar e treinar muito, desde a afiação, manuseio e o preparo da pele e barba antes e depois de utilizar a navalha. Boa sorte.

      Excluir
  27. Trabalho no seguimento de usinagem, afio bem todos os tipos de ferramentas mas, gostaria de aprender outros tipos de afiações e a da navalha me deixou curioso se vcs puderem me indicar tipo de couros, pastas, pedras e algumas dicas ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  28. Caro Bermudão, você é uma pessoa muito deselegante e totalmente desagradável. Se você é tão bom quanto faz parecer porque não tomou a nobre iniciativa do blogueiro em ajudar as pessoas. Seja mais sensato e crie seu próprio blog. Se você não é capaz, continue com sua cabeça no buraco que estava e não atrapalhe pessoas com iniciativa. Lamentável.

    ResponderExcluir
  29. Opa tudo bem?
    Sou de SP capital como faço para afiar navalha SP? É necessário todas as pedras ou a formas alternativas para tal?
    Obrigado

    ResponderExcluir