sexta-feira, 20 de julho de 2012

A "The Crown" em ação.


Esta é a navalha da qual falei no último post, a Crown. Após alguma conversa mole trocada por mail o artesão Alex Jaques, ele acedeu a me fazer uma navalha à medida. Comentei com ele que queria uma navalha que me fizesse sentir o rei do mundo quando a usasse e dai o nome que ele mesmo lhe colocou, "The Crown", a coroa, coisa para reis. Queria uma navalha grande, cabo preto e "Smiling edge" fio curvo. Ela é enorme, pesada, solida, e com o fio em angulo bem fechado, dai que não faz nenhum barulho ao cortar a barba suavemente. É como fazer a barba com um machado. Não chegou com o fio perfeito mas nada que dez passadas num assentador com diamante de um micron não resolvesse. Tenho medo do dia que tenha que afia-la já que não tenho experienca em afiar fios curvos.

10 comentários:

  1. Gostaria de saber onde compro uma navalha boa e barata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom e barato ao mesmo tempo é algo dificil principalmente quando se trata de navalhas.

      De uma olhada em meus primeiros posts.

      abraço

      Excluir
  2. Pedro Lourenço De Mauro18 de dezembro de 2012 às 11:07

    Muito obrigado pelo seu blog.
    Há tempos tenho vontade de começar a me barbear com navalha, sonho que já havia desistido.
    Seu blog me fez revive-lo e esta decidido começarei em 2013 a me barbear como um Lord.
    Adquiri uma navalha nova "Edel Solingen" é uma boa peça?
    Feliz Natal e Ano Novo. E obrigado por tudo!
    Abraços. Pedro
    Ps. invejo muito essa sua navalha do Alex Jaques, eu mesmo andei olhando alguns modelos... quem sabe para o ano que vem
    Ps2. Você esta pensando em vender essas navalhas que está restaurando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Eu nunca tive nas mãos uma Edel Solingen, mas estive olhando pela internet e a julgar pelo preço, fotos, e comentários en sites americanos, é dificil acreditar que seja boa.
      Uma navalha ruim pode ser muito muito frustrante.
      Sim, se quiser posso te vender uma das que estou restaurando.

      abraço

      Excluir
  3. Também comprei uma Edel Solingen, veio torta e tive que troca-la, mas a segunda eu consegui afiar com uma lixa d'agua 1000 e uma pedra d'água japonesa grid 6000, ou 6k, depois strop com pasta josmon e depois só no couro.

    ResponderExcluir
  4. E conseguiu fazer a barba bem ? Estou curioso.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Navalhete vale a pena ou melhor investir em uma navalha mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca usei uma navalhete. Acredito que funcione bem e ainda tem a vantagem de nao ter que afiar. Como a navalhete é barata pode ser um bom começo. Mas uma navalha é uma navalha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, acabei de adquirir uma navalha, sou iniciante, e fiz a barba com ela ontem.

    Consegui fazer, porém não consegui deixar rente.

    Minha pele não fica lisa, fios bem pequenos que não consigo retirar na navalha.

    Eu fiz de cima para baixo.

    Li que para deixar rente precisa passar de baixo para cima depois é isto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,

      Me desculpe por não responder antes. Depois de um mês você já deve ter respondido sozinho sua pergunta mas vamos lá. Se você fez a barba de forma satisfatória já na primeira vez é por que você nasceu para isso. É isso mesmo, para obter um resultado mais apurado v. precisa se barbear a contra-pelo. Isso vale para navalha ou para as giletes normais, g2, g3, g4 etc. O contrapelo com navalha exige um pouco de atenção pois aumenta a probabilidade de se cortar. Por outro lado é bem mais irritante para a pele.

      Morales

      Excluir